quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Falando em habilidades...

Todo administrador deve desenvolver habilidades para melhor executar seu papel de administrar em uma organização e ocupar posições de grande importância nela. Há três tipos de habilidades que englobam todas as outras, e para desenvolver bem seu trabalho, o administrador deve dominar cada uma e saber dosá-las de acordo com a sua posição na organização.
Para cargos como supervisor de trabalhadores operacionais, as habilidades técnicas são mais necessárias, pois estão ligadas ao domínio do conhecimento específico para a execução do trabalho. O uso de técnicas e equipamentos para a realização de tarefas é constante.
Para o exercício da liderança organizacional são indispensáveis as habilidades humanas, uma vez que capacitam o administrador a trabalhar e lidar com pessoas em equipe, além de desenvolver a capacidade de liderar com eficiência já que envolvem a comunicação, motivação, coordenação, etc..
As habilidades conceituais estão relacionadas com a capacidade de lidar com idéias e conceitos. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, o que influencia diretamente na administração e no andamento da empresa. Por visarem o objetivo total da organização e não apenas departamental, são características de pessoas que ocupam cargos máximos na organização e responsáveis pelo seu direcionamento.
Entretanto, "na medida em que se sobe nos níveis mais altos da organização diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais" (CHIAVENATO, 2004, p. 03), o que mostra a necessidade de regular cada uma de acordo com o nível ocupado na organização. Como já foi dito, é necessário que o profissional desenvolva e combine as três habilidades, o que confirmará a sua capacidade e aptidão profissional para assumir o cargo de administrador.

Referência:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: Edição Compacta. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

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