sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Prefácio do livro: A Árvore do Conhecimento - As bases biológicas da compreensão humana. De Humberto R. Maturana e Francisco J. Varela

Eis a sua tese central: vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele; compartilhamos com os outros seres vivos o processo vital.
Para Maturana e Varela, o mundo não é anterior à nossa experiência. Nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo – mas este também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Mesmo que de imediato não o percebamos, somos sempre influenciados e modificados pelo que vemos e sentimos. Quando damos um passeio pela praia, por exemplo, ao fim do trajeto estaremos diferentes do que estávamos antes. Por sua vez, a praia também nos percebe. Estará diferente depois da nossa passagem: terá registrado nossas pegadas na areia – ou terá de lidar também com o lixo com o qual porventura a tenhamos poluído. O que nos revela como as coisas se determinam e se constroem umas às outras. Portanto, pode-se dizer que construímos o mundo e, ao mesmo tempo, somos construídos por ele.
Maturana e Varela mostram que a idéia de que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação com ele, não é apenas teórica: apóia-se em evidências concretas. Várias delas estão expostas – com a freqüente utilização de exemplos e relatos de experimentos – nas páginas deste livro.


Para ler na integra: www.cometepaz.org.br/Maturana5.htm

2 comentários:

Prof.ª Fernanda Machado Freitas disse...

Legal, moçada!
Muito bom o trabalho de vcs!

Cleiton disse...

Fico mto bom o blog de vcs! parabens!