Existem várias teorias para a motivação, e uma das mais aplicadas é a de Maslow. Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia.
De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.
Estas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Laura! Essa pirâmide de Maslow é interessante porque pensa nas necessidades básicas do ser humano, com água e alimentação.E como qualquer trabalhador é um ser humano, então todos os trabalhadores( do operário ao gestor) deve ter essas necesidades atendidas.E ela também é citada no livro "O monge e o executivo", que a prof.de português indicou.
Esse negócio de motivação é muito sério, pq uma pessoa motivada aumenta seu rendimento em até 60%.
E se for pensar não é muito difícil motivar alguém, claro que varia de pessoa pra pessoa, mas um simples elógio já faz com que essa pessoa se sinta melhor e se dedique mais no seu trabalho. Mas claro que considerar todos os itens da piramide de Maslow também é muito útil.
Postar um comentário