segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Qualidade (Produto) X Qualidade (Pessoa)

"Se alguém te dirige à palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo".

Há muito tempo QUALIDADE deixou de ser pré-requisito em qualquer produto, passou a ser CONDIÇÃO OBRIGATÓRIA para se estar no mercado. Os conceitos de QUALIDADE TOTAL foram idealizados pelos americanos DEMING E JURAN, mais não tiveram sucesso na oferta desses conceitos em seu país, obtendo contudo, respaldo e aceitação no Japão. Os empresários americanos vendo o grande BOOM no desenvolvimento japonês, principalmente na indústria automobilística, acordaram de seu imobilismo. Cursos de formação como auditores para implementação desses conceitos nasceram e continuam a ser aplicados com toda veemência, exigindo dos praticantes das técnicas e regras de melhoria e qualificação do produto, um gigantesco esforço, com sacrifício até de dispensa de colaboradores antigos, que pela própria circunstância cultural da empresa, se viram diante das enormes dificuldades de adaptação. Os fatores mais contundentes na aceitação dos antigos colaboradores são as mudanças muito rápidas, principalmente em TECNOLOGIA, seguido dos novos conceitos de LIDERANÇA e ADMINISTRAÇÃO.

TECNOLOGIA: Não se concebe mais qualquer crescimento desprovido dos mais modernos meios de informática, seja na aplicação da criação do produto em si, seja na administração e acompanhamento dos controles dos processos agilizados da empresa. A dificuldade maior está no choque de geração, enquanto os conceitos ponderados vêm dos mais experientes e resistentes na adaptação da tecnologia, os jovens detentores do conhecimento e empolgados com essas novidades se revelam afoitos e até com desdém em relação aos veteranos, que manifestam suas dificuldades de aceitação.

LIDERANÇA: Não muito longe esse conceito apontava na direção do CHEFE. Na verdade o CHEFE deveria ser o líder, mas daí ser LÍDER a distância é grande. Os empregados, hoje com várias outras denominações, dentre elas COLABORADORES, eram pagos para o exercício único de um comportamento físico. Pensar não fazia parte de suas obrigações e aqueles que ousavam nesta prática corriam o risco de discriminação e até de dispensa. Representavam riscos para os CHEFES. Hoje vemos que LIDERAR implica em SERVIR, AMAR, SER SOLUÇÃO, COMPREENDER, VIVENCIAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS, RESPEITAR A INDIVIDUALIDADE HUMANA, CRIAR AMBIENTES ONDE TODOS GOSTEM DE ESTAR. Implica em estar atentos aos FEEDBACKS verbais e não verbais dos companheiros subordinados ou não. Estar atento às expressões fisionômicas de cada interlocutor e intuitivamente descobrir se está agradando ou não. Lembre-se INTUIÇÃO é conhecimento que temos e não sabemos que temos e vem da experiência de nosso relacionamento. Não faça leitura mental, ou seja, não dê interpretação ao que você vê simplesmente, dialogue para compreender melhor a situação. Busque os conceitos de liderança espiritual, (O Monge e o Executivo) e verá que este comportamento é hoje considerado um grande fator de lucro no mundo corporativo. Sua prática reduz o absenteísmo, gera mais honestidade, mais companheirismo, mais justiça, mais longevidade, menos necessidade de aplausos, portanto mais AUTOCONFIANÇA.

ADMINISTRAÇÃO: Confunde-se com LIDERANÇA porque não é possível administrar sem liderar. Acompanhar o desenvolvimento dos vários setores, principalmente os vitais da empresa, seria a tarefa principal, sabendo ouvir e delegando autoridade às lideranças situacionais. Alguns conceitos nocivos ainda são praticados, principalmente a administração autocrática, que vem da imposição do poder, gerando o temor e a conseqüente falta de EMPATIA com resultados desastrosos.

O QUE FAZER:

- Acredite, a qualidade do produto está intrinsecamente ligada à qualidade de vida do trabalhador.
- Conscientize-se que por mais eficiente que seja a TECNOLOGIA, OS CONCEITOS ADMINISTRATIVOS e de LIDERANÇA, dependemos 100% do SER HUMANO. Ele é o único detentor deste recurso chamado CRIATIVIDADE.
- Invista no estímulo ao desenvolvimento PESSOAL, estimulando cada colaborador a ser responsável por si mesmo.
- Faça uma auto análise, sabendo que em todas as circunstâncias da vida você está vendendo alguma coisa, afinal, vender é se relacionar. Você é um produto que a empresa comprou e este produto agora é um produto melhor?
- Santa Tereza D'Avila dizia que um minuto de AUTOCONHECIMENTO vale por 24 horas de oração.
- Busque descobrir as suas limitações e seus pontos positivos e faça as mudanças necessárias. Você é um computador avançado que não precisa de UPGRADE (troca de componentes) nem UPDATE (novos programas). Talvez precise entrar na BIOS dessa máquina sofisticada VOCÊ (e só você pode fazer isso) e alterar seus conceitos de CRENÇAS E VALORES herdados - herança SOCIAL segundo NAPOLEON HILL. Leia "A LEI DO TRIUNFO".
- Busque e descubra como AMAR SUA IDENTIDADE. Você faz o nome e não o nome faz você.

Por fim, como dizer, "Se alguém lhe dirigir a palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo" e sua comunicação será eficiente. Você saberá ouvir, acompanhar e conduzir com responsabilidade e amor.

Fonte: Layr Quintino Malta

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