quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Resumo

A Comunicação

A Teoria das Relações Humanas por enfatizar os grupos ao invés do comportamento individual, trata a comunicação como um fenômeno social e a considera uma atividade administrativa.
Alem de fornecer informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas, a comunicação proporciona as atitudes necessárias ao desenvolvimento da motivação, da cooperação e da satisfação nos cargos. O que conduz à um espírito de equipe e a um melhor desempenho das tarefas.
Como os dados e informações são intercambiados entre as pessoas dentro de uma variedade de propósitos e situações, não existe uma única maneira universal de comunicar nas organizações.
A estrutura de rede de comunicação depende de fatores situacionais, por exemplo: em roda resolve-se os problemas de maneira mais estruturada, rápida e ordenada do que em circulo. Já em cadeia é estabelecido uma caráter menos centralizador e tão acurado quanto na roda.


A Organização Informal

A organização informal tem sua origem na necessidade da pessoa de conviver com outras pessoas. A partir daí, os grupos informais se organizam naturalmente por meio de adesões espontâneas com pessoas que com ele se identificam. Em sua associação com outras na empresa,a s pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status em função do seu papel e interação na vida do grupo.


Dinâmica de Grupo

A dinâmica de grupos é a “soma de interesses” dos componentes do grupo e que pode ser “ativada” por meio de estímulos e motivações no intuito de maior harmonia e melhor relacionamento humano. Como conseqüência do contato social entre pessoas que executam determinada operação, a produção e a satisfação no trabalho tendem a aumentar.



CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Cap 6, p 128-133.







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